Pesquisa personalizada

1 de julho de 2004

ENCONTROS E DESPEDIDAS



Não gosto de melodramas. Não gosto do apelo lacrimejante da história da desgraçadinha. Mas gosto, e muito, de "A Minha Vida sem Mim", de Isabel Coixet (estreia hoje: Alvaláxia, Corte Inglés, Monumental, Quarteto, Freeport Alcochete, Cascais Villa, Cidade do Porto e Parque Nascente), porque é um melodrama que é resolutamente tudo menos lacrimejante. O ponto de partida seria ideal para fazer as tias das Avenidas Novas gastarem maços inteiros de lenços de papel: a rapariga na flor da idade a quem é diagnosticado um tumor fatal e incurável.

Mas, em vez da lamechice melosa ao som de violinos lancinantes, Isabel Coixet prefere evitar os rodriguinhos, rejeitar a lamechice, fugir a sete pés do caso da vida. Ann (sublime interpretação de Sarah Polley) não quer piedade, compaixão, pena; não é a desgraçadinha condenada a um destino horrível; é uma mulher normal, frustrada, que quer apenas que a deixem viver o tempo que lhe resta como ela quer. Por isso, não diz a ninguém que vai morrer. A realização seca, rigorosa, de Coixet, câmara à mão como se fosse um documentário interior, foge a sete pés dos lugares-comuns, busca uma verdade emocional que se esconde nas interpretações uniformemente excelentes dos actores e que transcende as acusações de implausibilidade que já vi atiradas ao filme.

E, ao contrário do que parece, "A Minha Vida sem Mim" não é um filme sobre a morte, mas sim sobre a vida e sobre os pequenos momentos que lhe dão todo o seu significado, sobre a música do acaso que por vezes deixa tudo à nossa volta deserta para, mais tarde, conseguir que tudo se alinhe para cumprir o desejo. "A Minha Vida sem Mim" não puxa uma única vez à lágrima fácil e, contudo, é capaz de ser um dos mais devastadoramente comoventes melodramas que já vi. Por acaso, ou talvez não, é produzido por Pedro Almodóvar, coisa que a publicidade portuguesa não se coíbe de explorar. Mas se isso levar mais gente a ver este filme sereno e tocante que estreia em plena era de defesos e refugos, ainda bem.

Sem comentários: