Pesquisa personalizada

13 de maio de 2004

PODER, AMBIÇÃO & OS MÚSCULOS DE BRAD PITT

A razão pela qual um grande contingente feminino vai querer ir ver "Tróia", de Wolfgang Petersen, será a exposição do corpinho esculpido que Brad Pitt conseguiu depois de meses no ginásio.

A razão pela qual "Tróia" poderia ter sido um filme interessante — mesmo que relativamente infiel à já de si vaga "verdade histórica" da antiguidade clássica — é a intenção claramente expressa na primeira meia-hora de articular a "pequena história" individual com a "Grande História", a maneira como as ambições pessoais — poder, glória, honra — acabam por jogar um papel decisivo na formação da História.

Só que Brad Pitt (e de caminho também Orlando Bloom) só tem mesmo o corpinho esculpido, incapaz de fazer passar algo mais do que uma vaga maçada de adolescente birrento habituado a que lhe façam as vontades todas. Só que — como dizia alguém ao meu lado — Diane Kruger não tem a beleza resplandecente nem a presença que se exige de uma Helena de Tróia. Só que os actores realmente bons de "Tróia" estão todos a fazer papel secundário. E o filme afoga-se numa modorra luminosamente fotografada e majestosamente reconstituída, que flui à nossa frente sem nunca realmente nos conquistar.

Sem comentários: