Pesquisa personalizada

22 de maio de 2004

LOGBOOK #7: CONTRA A CORRENTE

Sesimbra: Baía da Armação, sábado 22 de Maio, 11h18: 10.2m, 62min, 16º C

Em boa democracia, o voto da maioria optou pela Baía da Armação, aliás Jardim das Gorgónias quando na sua vertente mais ocidental, próxima de Sesimbra, em detrimento da Pedra do Leão; o efeito prático é indiferente, ambos os sítios têm sempre muito que ver, como o crustáceo de assinalável tamanho (seria uma lagosta? uma santola? uma sapateira? manifesto a minha perplexidade identificativa) que se apressava por entre as rochas, a seis metros, já perto da linha costeira. A vantagem do Jardim é a maior zona de exploração, mesmo num dia de visibilidade inicialmente poeirenta, suspensão que se vai lentamente diluindo com o rolar da água.

Em quarteto com o mesmo grupo da semana passada, fazendo equipa com o Pedro enquanto o Miguel (a recuperar de um dente partido) acompanha o estreante Filipe em primeiro mergulho "oficial", fazemos algum esforço contra a corrente determinada que começa por vir de noroeste e, pelo final da imersão, já inverteu o rumo. O Jardim faz jus ao nome, as pedras que se erguem mais próximo da costa estão forradas de verde, pequenas algas suspensas que deixam ver pelo meio estrelas do mar laranja fluorescente, anémonas esbranquiçadas ou lilases, cardumes de pequenos peixes que passeiam calmamente ao sabor das ondas. A certa altura, aponto o foco da lanterna para um pequeno peixe malhado que fica ali, a olhar para mim, imóvel, durante alguns segundos.

O Pedro e eu acabamos por ser os últimos do grupo a subir, depois de uma hora de mergulho que ainda nos deixou bastante ar na garrafa (mais a ele do que a mim), interrompida pela tentativa de ajuda a uma acidentada dupla da qual um dos parceiros, que entretanto havia subido, havia deixado cair o cinto de chumbos, demasiado curto para poder ser devidamente ajustado. À saída, o céu mostrava-se encoberto, abafado, o proverbial azul luminoso substituido por um cinzento informe de curta duração.

Sem comentários: