Pesquisa personalizada

20 de abril de 2004

VIVA A HERÓICA LAGOSTA PROLETÁRIA

Confesso que já há largos anos que deixei de achar piada aos Ena Pá 2000; é o que acontece sempre que a ideia subjacente começa a ser mais divertida do que o resultado produtivo dessa ideia.

Por isso, confesso igualmente a minha agradável surpresa ao ler a entrevista que a Ana Markl (irmã do outro, sim) publica esta semana no Blitz aos rapazes 2000: algures, pelo meio do humor mais ou menos desbragado, eles dizem coisas sérias que raramente vêm ao de cima quando são entrevistados, até com uma certa amargura de palhaço a fazer pela vida. Como, por exemplo:

(sobre o título do disco, "A Luta Continua!") É uma homenagem ao José Mário Branco e às pessoas que não se deixam perverter pelo sistema, que se mantêm iguais a si próprias, às vezes em completa desarticulação com a actualidade. Em relação ao nosso grupo, isso também se aplica porque, apesar de existirmos há bastante tempo, temos de fazer sempre algum esforço por aparecer.

(sobre os convidados que participam) Neste disco, para variar, convidámos músicos que sabem tocar. Isto é um grupo, essencialmente, de amadores. A banda, talvez inspirada por certos ministros deste governo que tratam de assuntos dos quais não fizeram a recruta, era constituída por diletantes. Éramos um grupo de amigos que se juntava a arranhar violas. Só agora é que estamos a passar a uma fase profissional.

(sobre a canção "Talibã da Mamã") O talibã da mamã não é o verdadeiro fundamentalista. A música é uma homenagem a todos aqueles jovens rebeldes, que voltam para casa para comer uma canjinha feita pela mamã.

(sobre a canção "Tamagoxi") As pessoas precisam cada vez menos de pessoas e cada vez mais de objectos que incoporem a parte mais simples das relações. Porque as pessoas são complexas e imprevisíveis e um tamagoxi não.

Sem comentários: