Pesquisa personalizada

7 de fevereiro de 2004

"MEEGA, NA LA KWEESTA!" JÁ NÃO É O QUE ERA

Meto no DVD "Stitch! O Filme". O título é enganador - esta sequela directa-para-video do delicioso "Lilo & Stitch" que se tornou numa das minhas (e não só...) animações de culto recentes não é um filme, mas sim o episódio-piloto de uma hora da série televisiva que a Disney desenvolveu a partir do filme original. O extraterrestre azul, espécie de catástrofe ambulante de mau feitio e potencial destrutivo infinito arraçada de Calvin em dia mau, é uma das mais geniais personagens que os estúdios Disney já lançaram, muito mais próxima da anarquia descontrolada dos Looney Tunes clássicos.

É por isso penoso ver "Stitch! O Filme", e não só por ser feito para a televisão, sem a intervenção da equipa criativa do filme original: é como se Stitch, personagem de cinema se alguma vez existiu uma pela sua vontade de estilhaçar sistematicamente as regras e as convenções, pelo seu próprio estatuto de alienígena fabricado em laboratório, se visse de súbito encerrado numa jaula de jardim zoológico. Ainda por cima, o objecto, com uma hora de duração e animação de segunda categoria, tem realmente poucos rasgos de inspiração ao nível do filme original, do qual por outro lado recicla grande parte das situações embora noutros contextos.

Talvez que a série tenha mais piada, mas fica-se a perceber porque é que fazer uma sequela é muitas vezes uma má ideia. Mesmo para produto directo para video "Stitch! O Filme" é fraquito.

Sem comentários: