Pesquisa personalizada

14 de janeiro de 2004

MUNDOS SECRETOS #4

Costumo gravar cassetes para ouvir no meu carro, comprado ainda antes dos leitores de CD serem praticamente standard automóvel. Nelas compilo canções que vou sacando da minha colecção de discos, peças que me parece construirem um sentido juntas, criarem um ambiente em conjunto, ganhar novas dimensões fora do seu habitat natural, agrupadas por temas, atmosferas, conceitos, sensações. Ou passo para cassete álbuns que quero esmiuçar enquanto guio, discos que quero descobrir ao pormenor. Vou-as rodando irregularmente, consoante o estado de espírito do condutor, dos passageiros, do próprio dia.

Esta semana, em trânsito de Sesimbra com um dia desmaiado, decidi animar-me com uma selecção de Verão que fechava com uma das minhas canções preferidas de Lloyd Cole; um momento por onde ecoam o entusiasmo juvenil, o desencanto pós-adolescente, o lirismo conversacional, o cinismo quotidiano. Um grande-plano sobre os rostos secretos da grande cidade, sobrepondo o intimismo telegráfico da letra à grandeza urbana da tela musical. Uma canção sobre acreditar que podemos sempre recomeçar de novo - e que, misteriosamente, parece dizer-me tudo sobre o meu estado de espírito actual. Mas esse é o segredo das grandes canções: fazerem, sempre, sentido, em qualquer ocasião.

hey Rusty
's a long time
remember
's like yesterday
stealing cigarettes
and laughing as they chased us
down the boulevards

then I got a job
white collar
turn coat
you just spun around and walked
said we wouldn't meet again

hey Rusty don't hang up
I feel so young
hey Rusty don't hang up
'cause we're still young
I just need one friend

she said hey
don't take it so bad
she said hey
it wasn't so much
we just ran out of gas
or something like that

that's when I
I crashed my car
not by chance
and not out of love
then I walked out of that job
you should've seen their faces

hey Rusty don't hang up
I just need one friend
and we're not finished yet
no way

hey Rusty
I changed my mind
what d'you say we start again
no I mean it this time
stealing cigarettes
and laughing as they chase us
down the boulevards.

Sem comentários: