Pesquisa personalizada

4 de janeiro de 2004

CROQUETES & RISSÓIS #3

playlist: Atmosphere, "Seven’s Travels", Epitaph 2003

Fim-de-semana dedicado, entre outros sons (Missy Elliott a legislar "Under Construction" no carro, porque ainda não passei "This Is Not a Test!" para cassete), a uma visão de conjunto do muito estimulante catálogo Bor Land, sugerida pela omnipresença do "ponta-de-lança" Old Jerusalem entre os melhores do ano e por um simpático promo antecipação 2004 enviado pela companhia. Uma pequena editora portuguesa (gente do Norte, carago!) que está a construir aquele que já é, sem sombra para dúvidas, o mais interessante catálogo independente nacional dos últimos anos, tanto musical como graficamente (as capas são, todas, notáveis). A coerência do que aqui se ouve é espantosa; poderá estar aqui o equivalente nacional de uma 4AD? Para quem não conhece nada e quer ouvir, há um site.

O Rodrigo Cardoso fez o especial favor de me ir enviando as edições todas de 2003 (aqui fica o agradecimento público) e teve o azar que me tenha calhado em rifa fazer crítica no Blitz ao disco que menos gostei do lote – o muito cavernoso "Fantôme Intro Das Waltz" dos Kafka (um disco um bocadinho gótico demais para o meu gosto, confesso). Mas a audição de conjunto favorece, e muito, o reportório.

Confirma-se – "April", o longo de Old Jerusalem, "alter ego" do cantor-compositor Francisco Silva, é um disco que cresce com o tempo. Quando o ouvi pela primeira vez achei que havia ali Will Oldham, Michael Stipe e Nick Drake a mais, agora já não; acho mesmo que há isso tudo na medida exacta e que Francisco Silva é um talento que convém deixar amadurecer com calma, na sombra, sem pressas. Porque "April" já é muito bom, mas ainda só é o primeiro.

Dos discos que piquei na altura e a que só agora prestei a devida atenção (primeiro lote; o segundo ficará para outro post), o destaque evidente vai para os Alla Polacca. O EP (4 temas) "Not the White P?" é uma colecção de miniaturas delicadas freeform ao piano que, juro, me recordam Keith Jarrett na fase do concerto de Colónia, o que, no meu livro, é uma coisa mesmo muito boa.

No outro extremo estão os In Her Space, cujo álbum "No Body Needed", registo integral de um concerto ao vivo, tem uma curiosa versão desacelerada de "Careless Whisper" de George Michael. Isso não impede, contudo, que eu ache que os In Her Space andam a ouvir muito Radiohead via Codeine, o que, no meu livro, não é necessariamente bom.

No meio está o EP (3 temas) de The Neon Road, "Am I Welcome Here", numa estética de folk astral que me pareceu demasiado Vincent Gallo para o meu gosto o que, no meu livro, é francamente preocupante. No meio ainda a compilação "007", que, como qualquer compilação, tem os seus momentos; retenho, curiosamente, como mais interessante os nomes cujo trabalho já me é conhecido (Old Jerusalem, Unplayable Sofa Guitar, Bildmeister e Norton) e alguns que me deixaram vontade de investigar (Stowaways, Mindelo, Simpletone).

Sem comentários: