Pesquisa personalizada

23 de maio de 2004

PEQUENAS MEDITAÇÕES SOBRE A CAIXINHA QUE MUDOU O MUNDO

Sábado: o Telejornal da RTP-1 dedica os primeiros 25 minutos à boda real dos Príncipes da Astúrias. Por trás de todo aquele fausto cerimonial, não consigo evitar a pergunta: como raio é que Felipe e Letizia se estarão a sentir ali pelo meio? Abstraindo dos cargos, dos títulos nobiliárquicos, da encenação, do lado de voyeurismo cor-de-rosa, pergunto-me: o que é que Felipe de Borbón, o homem, e Letizia Ortiz, a mulher, sentirão realmente ao dizerem "sim" frente a milhões de espectadores em todo o mundo? Estarão mais preocupados com o amor que sentem um pelo outro (se é que o sentem) ou com a figura pública que estão ali a fazer?

Sábado: Fátima Campos Ferreira em Madrid tão mal vestida como Agatha Ruiz de la Prada o estava.

Sábado: Pedro Santana Lopes a discursar no congresso do PSD define a diferença mediática entre ele e o primeiro-ministro Durão Barroso: Santana Lopes sabe estar num pódio, tem um à-vontade público invejável, sabe o que está a dizer, fala de modo que todos entendem, sabe como convencer-nos do que está a dizer; Durão Barroso melhorou imenso, mas ainda parece pouco à vontade a discursar, o que diz parece ainda demasiado escrito, soa aqui um pouco a falso, a discurso preparado de antemão no qual nem sempre parece acreditar a cem por cento, soa ali a demasiado sôfrego que acreditem nele.

Domingo: Durão Barroso acusa a oposição e sobretudo o PCP de estar a fomentar as anunciadas greves das forças de segurança a tempo do Euro. Isso, e a reacção de Carlos Carvalhas, dariam uma boa anedota se não fosse o caso de todos eles terem dito aquilo como se estivessem a falar a sério, o que retira automaticamente toda a graça que poderia ter.

Domingo: Um simpático emigrante português é entrevistado pela RTP à porta do estádio de Gelsenkirchen onde vai decorrer o jogo do Porto na quarta-feira. Queixa-se de já não ter conseguido arranjar bilhete para assistir; só no mercado negro onde lhe pediam € 270.00, quantia que ele consideraria só pagar se fosse o Benfica a jogar. Até aos €120.00 ele ainda iria, porque acima de tudo é português e gostava de ver o Porto, mas acima disso só se fosse o Benfica.

Sem comentários: