Pesquisa personalizada

3 de fevereiro de 2004

PEQUENO DESABAFO IRRITADO

Vão-me certamente desculpar o desabafo. Não é dirigido a nenhum dos visitantes regulares que deixam comentários ou reflexões pessoais a propósito daquilo que aqui vou deixando à laia de diário pessoal dos dias que correm.

Tinha eu acabado de colocar o post abaixo e já lá estava um comentário. Achei estranho. Fui lê-lo. Dizia assim: "Banana Republic. Pode? See you later in my blog." Ass: Céline.

Fiquei incrédulo pelo absoluto despropósito face ao tópico do post, só explicável por ele ter sido gerado e publicado aleatoriamente sem que tenha havido intervenção "humana", sem que alguém tenha reparado onde é que ele ia cair. (Presumo que se alguém tivesse reparado não teria sido colocado ali.)

Já não é a primeira vez que vejo aqui comentários aleatórios. Uma vez surgiu um comentário de um gajo inglês a dizer que tinha ouvido falar do meu blog e tinha gostado muito do que tinha lido - isto quando o blog ainda tinha começado e o gajo claramente não percebia português. Já aconteceu mais duas ou três vezes.

No limite, é como se quem deixa esses comentários-links o faça com a exclusiva intenção de coleccionar visitas e visitantes, manifestando um enorme desrespeito pelo que aqui se escreve - e que, falo por mim e pelo meu caso, não deixa nunca de ser intensamente pessoal. Dir-me-ão que faz parte do jogo da exposição pública encontrar quem nos seja indiferente ou mesmo avesso, e não o negarei, embora em rigor o carácter pessoal e intransmissível do que aqui escrevo me deixe razoavelmente imune a essas questões. Mas este comentário que suscitou o meu desabafo não configura indiferença nem aversão; apenas displicência e desrespeito.

Como é evidente não estou com isto a pretender sequer censurar os comentários que qualquer um aqui queira fazer, nem me dirijo à grande maioria dos que por aqui passam mais ou menos regularmente e têm sempre alguma coisa a dizer sobre as linhas que vou deixando. Estou só a desabafar: não acho graça a ver algumas coisas que me saem cá de dentro serem passadas por cima com tanta leviandade. Pronto.

Este post foi editado, por razões que por acaso têm a ver com um comentário deixado pelo Alexandre Monteiro na janelinha de comentários. No segmento que cortei reportava-me ao caso dos comentários que o Tiago Pimentel teria vindo a deixar em posts que aparentemente nada tinham a ver, e em conversa com o Tiago ele confirmou-me que, de facto e como o Alexandre dá a entender, há quem ande a postar por ele. O meu pedido de desculpas ao Tiago, o meu agradecimento ao Alexandre. O argumento e o desabafo mantêm-se.

Sem comentários: