Pesquisa personalizada

30 de dezembro de 2003

BILL GATES SERÁ O MONSTRO DAS BOLACHAS?

Pequena experiência sobre os rastos que as nossas viagens pela internet vão deixando: liguei no meu browser a função que me permite aprovar ou rejeitar os "cookies" que os sites por onde passo me vão infiltrando no computador. Em seguida visitei os dois sites onde tenho contas de correio electrónico, o Hotmail e o Yahoo!.

Para aceder à conta do Hotmail tive de validar uma média de 15 cookies antes de aceder à caixa, quase todos ligados ao portal msn.com onde o Hotmail está já embutido, todos à excepção de um em desactivação automática após o log-out da visita. O reenvio automático para o msn.com mais próximo à saída do Hotmail pede-me um cookie relativo ao correio e meia-dúzia deles relativos ao msn.com, onde não tenho interesse nenhum em ir.

Para aceder à conta do Yahoo bastou-me validar cinco, sem para isso ter de ir buscar conteúdos ao portal Yahoo.com, todos à excepção de um em desactivação automática após o log-out da visita, e à saída não sou reenviado imediatamente para o Yahoo.com (sê-lo-ei, contudo, se ficar alguns momentos sem saber para onde ir).

Tirem as vossas conclusões.

Sem comentários: